Matéria publicada por Zero Hora, com a contribuição de Rodrigo Valente:
Zero Hora – Rumos para mídia – 09/11/2011
Consolidar Porto Alegre como um polo criativo é o foco dos debates na Semana ARP.
Evento defende a necessidade da Capital atrair e manter bons profissionais  Rodrigo Valente e Angela Hirata participam da Semana ARP.
Poucos setores da economia crescem em ritmo comparável ao da indústria criativa. Nos últimos cinco anos, o segmento apresentou expansão média anual de 6,1%. Em 2010, movimentou R$ 104 bilhões, mostram dados compilados pelo Ministério da Cultura.
A participação de Porto Alegre nesse filão ainda é discreta. Especialistas alinham seus pontos de vista à tese de que a Capital pode se tornar um polo criativo — uma referência em troca de ideias, atividade cultural e inovações —, desde que desenvolva seu mercado.
A questão veio à tona com a Semana ARP da Comunicação, que selecionou o tema Indústria Criativa como foco de seus debates. — As discussões podem apontar caminhos para que Porto Alegre desenvolva um ambiente mais favorável à criatividade, com mais alternativas de trabalho para seus talentos — diz Daniel Skowronsky, presidente da Associação Riograndense de Propaganda (ARP). 
Confira algumas das sugestões dos participantes do evento:
Rodrigo Valente, professor da ESPM-RS: “Precisamos derrubar as barreiras de que Porto Alegre está fora do centro. Com as novas tecnologias, podemos compartilhar com o mundo o conteúdo que produzimos”.
Angela Hirata, consultora da São Paulo Alpargatas: “O RS tem setores com alta criatividade, como o vitivinícola, que vem abrindo mercados graças a ações diferenciadas”.