A Folha de S.Paulo publicou no dia 12.07.12 uma matéria sobre a crise que estamos ou estaremos enfrentando (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/54022-crise-faz-as-vendas-do-comercio-tropecarem.shtml). A situação é administrável mas percebe-se que determinadas medidas fomentadoras de negócios não estão gerando os resultados esperados. A redução do IPI para os automóveis gerou um aumento de vendas, mas a linha branca não reagiu de maneira satisfatória. Crédito mais difícil e orçamentos familiares endividados não permitem avanços no consumo.
Cabe-nos avaliar as percepções ou sentimentos de compra dos clientes, quais suas expectativas, e quanto efetivamente estão endividados e o perfil – valor absoluto e duração – para que possam voltar ao mercado consumindo. Um estudo realizado sobre o perfil das dívidas poderia auxiliar no planejamento de vendas futuras, adaptando produtos, gerando novas faixas de preço, apresentação dos mesmos, visual merchandising, enfim: para problemas diferentes, soluções diferentes.