Artigos e publicações, Todas as notícias

GTA V: uma produção cinematográfica para um game.


Marcado: , .

Matéria publicada por Zero Hora, com a contribuição de Rodrigo Valente:

Maior fenômeno da história dos games, novo GTA tem superprodução de cinema e muita violência
Diferentemente dos anteriores, quinta versão traz mais do que um coquetel explosivo de subversão e incorreção política

Lançado em setembro, o quinto volume da série Grand Theft Auto (GTA) tornou-se o maior fenômeno da história dos videogames. Agradando a velhos adeptos e neófitos, ultrapassou a marca do bilhão de dólares em vendas nos primeiros três dias, segue onipresente no noticiário especializado e virou objeto de adoração na web.

O motivo é simples: GTA V lembra a casa da vovó, um lugar cheio de possibilidades, onde quase tudo é permitido e a única regra é se divertir — só que com carros velozes, mulheres seminuas e um gigantesco arsenal de armas.

Diferentemente dos anteriores, o novo capítulo de GTA traz mais que um coquetel de subversão e incorreção política. Ao tradicional sistema de mundo aberto (melhorado no limite da atual tecnologia), foi inserida uma história que vai sendo construída sob a perspectiva de três personagens — um ladrão de bancos “aposentado” (Michael), um jovem ambicioso (Franklin) e um psicopata (Trevor) —, sempre pela vontade do jogador.

— Essa liberdade narrativa é um dos pontos fortes de GTA V. Você pode tanto seguir o roteiro pré-estabelecido pelo jogo, cumprindo as missões, quanto fazer a sua própria história. Nada é obrigatório — aponta Rodrigo Valente, Coordenador da Empresa de Comunicação Júnior da ESPM. Ele ainda compara o jogo a um filme.

— Você é ator principal, diretor e roteirista, nunca a indústria dos games chegou tão perto da indústria do cinema — afirma.

O segundo trunfo de GTA V é poder desfrutar dessa liberdade em um ambiente dinâmico, quase vivo, criado pela equipe da Rockstar. Inspirada em Los Angeles, a cidade Los Santos não só é imensa, mas bonita, com um núcleo urbano riquíssimo, área selvagem e litoral quase infinito. Tudo apresentado com riqueza de detalhes.

Para Rafael Rodrigues, produtor executivo da Aquiris Game Studio, empresa de Porto Alegre, outro mérito de GTA V é justamente se aproximar cada vez mais da realidade do jogador, tornando-o não apenas participante, mas cúmplice. Detalhes, como uma versão debochada do Facebook (chamada de LifeInvader), fazem toda a diferença.

Ironicamente, no entanto, o game apresenta uma grande falha: jogar em rede — com pessoas distantes fisicamente, mas unidas pela internet — tem sido difícil devido a diversos bugs e esperas que parecem intermináveis. Na última sexta-feira, a produtora responsável pelo jogo se pronunciou por meio de seu site oficial. A Rockstar diz estar trabalhando para atender à expectativa dos fãs, altíssima, como se pode imaginar.

Para ler mais, acesse: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2013/10/maior-fenomeno-da-historia-dos-games-novo-gta-tem-superproducao-de-cinema-e-muita-violencia-4291095.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s