Palestras e eventos, Todas as notícias

818 em missão econômica e acadêmica na Europa


Marcado: , , , , , , , .

Relato de viagem de Ricardo Sondermann.

Tive a oportunidade de, a convite da Fundação FRIEDRICH NAUMANN FÜR FREIHEIT, fazer um tour entre 17 e 22 de março entre Bruxelas, Köln, Dusseldorf e Bonn. Fazendo parte de um grupo composto de dois brasileiros (além de mim, o advogado Ricardo Gomes, diretor do Instituto Liberdade e ex-presidente do IEE), dois argentinos e dois mexicanos, participamos de palestras, reuniões e conferencias.

Em Bruxelas, palestrei sobre as relações entre o futuro das relações entre Mercosul e a União Européia para cerca de 50 assessores de Euro Deputados de diversas comissões do Parlamento Europeu. Nesta análise, fui bastante claro de que o futuro para o crescimento dos negócios entre Europa e Brasil passa por acordos bilaterais diretos e não pelo Mercosul.

Participamos de reuniões com diretores das comissões de trading e política do Parlamento Europeu. Em uma reunião com o Diretor da Comissão de assuntos estratégicos e defesa, Sr. Hans Van Baalen, logo após o plebiscito da Criméia, ele declara, após conversa com o Primeiro-Ministro da Holanda: “Voltamos a uma pequena guerra fria”.

A viagem na Alemanha nos levou a uma visita para a comissão de energia e ao Parlamento da Renânia-Westfália, à Universidade de Köln e a uma conferência e debate sobre políticas liberais na Europa. Em Leverkusen, nos reunimos com o Diretor de relações politicas e governamentais da Bayer AG. Em Bonn, visitamos o Ministério de Energia e Economic Affairs e a DW – Deutsche Welle, em reuniões com os editores de economia e política para Europa e América Latina, quando abrimos um canal direto de troca de artigos e textos.

Abaixo, compartilho algumas imagens da visita.

2014-03-17 15.13.05  2014-03-17 15.44.47

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s