No dia 06.05, Ricardo Sondermann participou do debate no Programa Conversas Cruzadas da TVCOM RBS TV. A pauta em questão era sobre as repercussões em torno das declarações do empresário Jorge Gerdau, que disse: “os gaúchos são felizes, mas por que estão acomodados”.
Do ponto de vista de Ricardo Sondermann, percebe-se claramente que, nos últimos 20 anos, o Rio Grande do Sul vem perdendo sua pujança e sua competitividade em relação a outros estados, em áreas como indústria, saúde, educação, doação de orgãos, dentre tantos outros. Os gaúchos, sim, se acomodaram, descansando sobre glórias do passado e acreditando que suas mazelas são fruto de situações externas.
Os gaúchos precisam sair de sua letargia e, por vezes, descer de um pedestal arrogante, para competir mais, criar mais, aprender mais e voltar a crescer. Este não é um esforço de um governo ou de uma ideologia e não é um processo de estado, mas uma mudança de cultura, que nasce do desejo individual de transformar-se e que, num crescente, transforma a todos ao seu redor.
O programa pode ser visto nos links abaixo:
Bloco 1:
Bloco 2:
Bloco 3:
Bloco 4: