Entre 12 e 14 de Outubro, Ricardo Sondermann participou de um Colóquio organizado pela Universidade Francisco Marroquin (www.ufm.edu) e pelo Liberty Fund (http://www.libertyfund.org). A UFM é uma universidade privada na Guatemala que baseia todos seus cursos na construção de um mundo livre, baseado nos ideais do liberalismos clássico e o Liberty Fund é um think tank que promove os textos liberais em todo o mundo.
O tema das discussões foram textos retirados de dois livros de Adam Smith – A teoria dos Sentimentos Morais e A Riqueza das Nações. O grupo com 15 participantes de diversos países da America Central (Guatemala, Costa Rica, El Salvador e Honduras), América do Sul (Argentina, Chile, Peru, Brasil e Colombia), além de México e Estados Unidos trocou ensinamentos, experiências e ideias em seis painéis de 1h30 cada, sobre:
– A decência da ação individual;
– Os sentimentos decentes e inapropriados;
– O sistema de virtude moral;
– O sistema de liberdade natural;
– Os sistemas de economia política e
– Os gastos corretos de um governo livre.
Estes colóquios permitem profundas reflexões sobre a ação dos indivíduos, a moralidade dos Governos e os sistemas que permitem o maior crescimento do indivíduo, da sociedade e como devem ser os governos.