Cursos, treinamentos e imersões, Todas as notícias

Primeiros passos para investir no Vale do Silício


Marcado: , , .

No terceiro dia de viagem, o grupo do IEE teve a oportunidade de conhecer os principais procedimentos para se investir no Vale do Silício. Ricardo Sondermann, consultor da 818 que lidera o grupo, faz um relato das visitas realizadas:


KEATING CONSULTING – Selo de qualidade para investidores e startups.

A KEATING presta serviços de gestão financeira, contabilidade e governança para empresas startups no primeiro estágio. Normalmente as empresas surgem de ideias de engenheiros, físicos, médicos, ou seja, profissionais brilhantes que sabem muito de seus produtos ou serviços, mas têm pouco tempo, paciência ou a atenção necessária para o duro trabalho administrativo.

Esteban Angeleti, caxiense e residente em SF após seu MBA nos recebeu e explica a KEATING como sendo a apólice de seguro para a startup e especialmente para o investidor. A empresa prepara a startup em seu RH, finanças e accounting, preparando-as para as próximas rodadas de investimento.

Ela serve como referência para investidores e “se uma empresa está com a KEATING, o investidor se sente seguro para seguir aportando capital, tempo e dedicação de mentoria”.

Um ponto de suma importância é a montagem dos term sheets, ou seja, os planos de vendas e trocas de participações e a estruturação do equity. “Muitas vezes a startup acaba passando tanto de sua participação que o fundador ou perde a motivação, ou se transforma num simples funcionário ou mesmo é demitido de sua própria empresa”.

A KEATING é um selo de qualidade para todos envolvidos no negócio. Foi assim para HDMI e Snapchat, por exemplo.


PREFEITURA DE SAN FRANCISCO – DEPARTAMENTO LATIN SF – Welcome to SF

Francisco Franco é um mexicano que trabalhava na embaixada do México. De tanto trazer gente ao vale, mudou de lado da rua, agora é o responsável pela atração de investimentos de toda a América Latina para a cidade.

– “O Vale do Silício é um estado de espírito. Não é uma região”.

Nada mais simples e direto. Não é só tecnologia que vem à SF, por exemplo: existe agora um time de futebol, o SF Delta, um investimento paulista.

Segundo Francisco, Brasil e México tem corporações maduras suficientes para se instalar em SF. Muitas empresas do vale hoje sofrem pressão de seus funcionários, a maioria jovem, para estar em SF pois a “vida no vale é chata”. San Francisco não é uma cidade conservadora, mas é tradicional. Logo, o mercado de construção civil avança mas não na velocidade para atender o fluxo entrante. A cidade está andando para cima, subindo em altura e isto é uma discussão constante.

Para finalizar, Francisco disse que “uma semana em São Francisco parece um mês, um mês, parece um ano”. Nada mais correto. Eu sinto exatamente isso agora.


UPSTART – Empréstimos online

Na UPSTART, assinamos um NDA, ou um acordo de confidencialidade. O que podemos dizer é que é uma empresa financeira que faz empréstimos abaixo dos custos de mercado dos bancos tradicionais, com 3 a 5 anos para pagar. Todo o processo é on line e o mercado principal são jovens entre 20 a 30 anos.

“Crédito sempre é dado se olhando o passado das pessoas. Nós olhamos o futuro dela”.

Um banco, sem cara de banco, composto por jovens extremamente competentes. A pessoa mais velha do prédio inteiro era eu.

Os tempos já mudaram. Que bom.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s